Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Biomassa "mais suja" do que o carvão na produção de energia

Terça-feira, 13.11.12

Queimar madeira nas centrais britânicas de produção de energia é mais poluente do que queimar carvão, conclui o relatório Dirtier than Coal? (PDF) das ONG Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), Amigos da Terra e Greenpeace. O estudo usa dados do próprio Governo britânico para demonstrar que a queima de madeira para gerar electricidade é pior para o clima do que o carvão, porque a geração de energia a partir de árvores coníferas resulta em emissões 49 por cento acima das emitidas pela queima de carvão.

O relatório surge após algumas das maiores centrais a carvão terem manifestado a intenção de trocar o carvão pela lenha. "Quando se queimam árvores nestas centrais produz-se CO2, tal como na queima de carvão. A diferença é que a madeira tem menos densidade energétca e é mais húmida do que o carvão, pelo que é preciso muito mais energia para a colheita, o transporte e processamento e, finalmente, a queima", explica Harry Huyton, director de política climática da RSPB.

As três organizações pedem ao Governo que cancele qualquer subsídio à queima de madeira nestas centrais e em novas unidades de produção de energia apenas dependentes da biomassa. Em alternativa, as ONG pedem que o Governo concentre esforços na implementação de um sector de bioenergia de pequena escala com base em matérias-primas sustentáveis do Reino Unido, incluindo resíduos de madeira e de silvicultura, bem como o investimento contínuo em energia limpa, verde e renovável, como a eólica, a solar e a energia das ondas.

As ONG alertam ainda que se os subsídios do governo se concretizarem, serão queimadas 30 milhões de toneladas de madeira por ano, um valor seis vezes superior à colheita total no Reino Unido. "Essa enorme procura vai prejudicar as indústrias tradicionais que dependem de madeira para móveis e materiais de construção, por exemplo, que terão de usar outros materiais como plástico e cimento, que são piores para o ambiente", acrescenta Huyton.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Quercus às 15:54