Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Banco Mundial olha para um cenário de 4ºC

Segunda-feira, 19.11.12

O estudo “Turn Down the Heat” encomendado pelo Banco Mundial ao Instituto Potsdam vem reafirmar que o mundo está no caminho de um aquecimento global de 4º Celsius até ao final deste século, se a comunidade internacional não agir sobre o problema das alterações climáticas. Este aumento de temperatura global provocaria uma alteração profunda no clima mundial – onde algumas regiões serão mais afetadas que outras – onde se inclui ondas de calor sem precedentes em muitas regiões, a diminuição das reservas de alimentos e a subida do nível do mar, afetando centenas de milhões de pessoas.

O presidente do Grupo do Banco Mundial, Jim Yong Kim afirmou que “um mundo 4ºC mais quente deve ser evitado. A falta de ação sobre as alterações climáticas ameaça tornar o mundo que os nossos filhos herdarão completamente diferente do que é hoje. As alterações climáticas são um dos maiores desafios que enfrentamos e temos de assumir a responsabilidade de agir em nome das gerações futuras, especialmente das mais pobres.”

Mas ainda há tempo para inverter esta trajetória, assim haja vontade, e o relatório aponta caminhos. “São necessários mais esforços de adaptação e mitigação, é necessário uma resposta global e uma resposta que coloque a humanidade num novo caminho de desenvolvimento climático mais inteligente de prosperidade partilhada. Mas o tempo é curto” disse ainda.

Este estudo também aponta iniciativas para este caminho diferente: transferir mais de um bilião de dólares EUA de apoio a combustíveis fósseis e outros subsídios prejudiciais para outras melhores utilizações; contabilização do “capital natural” nas contas públicas nacionais; investir em infraestruturas capazes de suportar condições meteorológicas extremas, em sistemas de transportes públicos pensados para minimizar as emissões de gases de efeito de estufa e maximizando o acesso a empregos e serviços, apoiar os sistemas nacionais e internacionais de comércio de carbono, aumentar a eficiência energética – especialmente nos edifícios – e a fração de energia produzida por fontes renováveis.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Quercus às 14:50





calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

subscrever feeds